sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O que é uma Piscina Biológica – Veja exemplos

As piscinas biológicas ou ecológicas podem ser descritas como um sistema no qual não são utilizados produtos químicos para o tratamento de sua água. De uma forma  natural e sustentável, as plantas aquáticas substituem os filtros e químicos habitualmente associados à limpeza das piscinas convencionais. As plantas garantem a limpeza e a manutenção da própria piscina biológica, através da libertação de oxigênio que caracteriza o processo de fotossíntese. Algumas das plantas aquáticas utilizadas para a filtragem da água são as Nenúfares ou Ninféias. Porém a espécie da planta depende do clima do local onde será feito o projeto. Sempre é aconselhável procurar um especialista. 









A piscina natural é dividida em 2 áreas, uma para o banho propriamente dito e outra para a purificação biológica com as pedras e as plantas.

No esquema abaixo, um exemplo de detalhe da construção de uma piscina ecológica:





Imagem: http://www.naturalpoolsnz.com/concept.html

Vantagens e desvantagens de uma piscina biológica:

Vantagens: - A vantagem principal em construir uma piscina ecológica ou biopiscina é a ausência de cloro. Não necessita de produtos químicos. - Tempo e custos de manutenção reduzidos. - Como a piscina biológica não requer equipamentos elétricos, não existem custos energéticos. - As piscinas biológicas ajudam a equilibrar o ecossistema, eliminando a presença de insetos indesejados. - Promoção da biodiversidade (fauna e flora). - Apesar do seu aspeto natural e da existência de plantas aquáticas, as piscinas biológicas não atraem mosquitos.
 Desvantagens: - Custo inicial elevado. Somados todos os custos o valor de uma piscina ecológica fica em torno de 20% a mais que os modelos convencionais. - Pode haver a existência de animais anfíbios na zona das plantas aquáticas e que podem ocasionalmente surgir na zona de banhos. 





2 comentários:

  1. dúvidas:
    1. Como não atrai insetos? não se trata de uma água parada? os insetos se reproduzem nela.
    2. Por ser uma água parada, não há necessidade de troca depois de um certo período de tempo?
    3. Por ser mais natural, não haverá a existência de parasitas, vermes, protozoários e outros tipos de animais que podem difundir doenças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não trabalhamos com isso, mas algumas das suas dúvidas estão respondidas na própria matéria, para outras dúvidas por favor consultar as fontes (link no fim da matéria).
      Esse blog visa além de promover nosso trabalho com plantas naturais, dar idéias sustentáveis, inspirações e dicas.

      Obrigado!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...